Outubro Rosa-Cirf

Outubro Rosa – Cirf junto nesta campanha de Prevenção ao Câncer de Mama

Outubro Rosa-Cirf
O câncer de mama tem cura! Quanto mais cedo o diagnóstico, tudo fica mais fácil! Por isso é importante que a mulher conheça seu corpo desde que apresente o crescimento das mamas na adolescência. O auto-exame das mamas, pode ser feito pelo menos uma vez ao mês, preferencialmente uma semana após a menstruação.

80% dos tumores são descobertos pela mulher ao apalpar suas mamas. Faça o auto-exame!

Como fazer o auto-exame?

1- De pé em frente ao espelho observe o bico do seios, superfície e o contorno das mamas;

2- De pé em frente ao espelho, levante os braços. Observe se o movimento altera o contorno e a superfície das mamas;

3- Deitada, com a mão direita, apalpe a mama esquerda. Faça movimentos circulares suaves, apertando levemente com a ponta dos dedos. Faça o mesmo na mama esquerda;

4- No banho, com a pele molhada, eleve o braço direito e deslize os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita estendendo até a axila. Faça o mesmo na mama direita.

Caso note alguma alteração, procure um mastologista.

A mamografia é recomendada anualmente para mulheres a partir dos 40 anos ou antes caso o médico ache necessário.

Sintomas do câncer de mama

Na maioria dos casos o câncer de mama não apresenta sintomas no início. A partir do momento que começa a ser palpável, pode estar associado a um caroço na mama. Também pode ser representado por áreas de abaulamentos ou retrações de pele. Manchas ou alterações na pele da mama. Ainda pode estar ligado com saída de líquido do bico da mama, geralmente no caso do câncer estes líquidos são sanguinolentos ou semelhantes à cor da água de geladeira ao descongelarmos o congelador.

A dor das mamas geralmente possui causas ligadas a alterações hormonais ou emocionais, raramente esta associada ao câncer de mama.

Referência:
https://www.f2fitness.com.br/prevencao-e-sintomas-do-cancer-de-mama/

Deixe um comentário